Por Aline Moreira | 27/03/2020
A prática do “Escritório em casa”, o famoso Home Office, não é uma novidade surgida nos tempos do novo coronavírus. Muito comum nos Estados Unidos e nos grandes países europeus, o Home Office vem se difundindo no Brasil como uma alternativa para a redução de custos e do tempo gasto com deslocamentos, principalmente nas grandes metrópoles brasileiras.
Além dos ganhos para as empresas, um dos maiores benefícios desta prática é a possibilidade de melhoria na qualidade de vida dos colaboradores, já que com mais flexibilidade de horário e de agenda é possível ter mais tempo para as coisas da casa, dos filhos e da saúde.
Entretanto, para muitos a experiência é bem desafiadora. Especialmente nos dias atuais, com a necessidade do isolamento social, quando o trabalho em casa se torna a única opção e não uma alternativa ou escolha. No atual contexto, de pandemia e isolamento, encontrar as condições ideais de trabalho, em conjunção com as atividades de casa, não é uma tarefa das mais fáceis, podendo até aumentar a carga de estresse, trazendo mais angústia, ansiedade e, consequentemente, baixa produtividade.
Diante disso, algumas estratégias específicas podem ser estruturadas para cada realidade, criando-se um ambiente propício para o trabalho e que possa garantir mais tranquilidade e produtividade para os dias de Home Office.
Veja algumas dicas de como se ajustas à rotina de trabalho em casa:
- Adote uma ROTINA com horários pré-estabelecidos para todas as atividades que precisam ser realizadas ao longo do dia, afinal o trabalho é apenas uma delas.
- Se arrume para trabalhar. Ficar de pijama não ajuda o nosso cérebro a entender que está na hora de focar no trabalho.
- Mesmo em casa, é importante delimitar um local de trabalho, organizando uma estrutura mínima para que você não precise se levantar o tempo todo.
- Tenha tudo o que é importante por perto! Não se esqueça da ÁGUA. Beber bastante água é essencial para a nossa saúde física e mental.
- Mantenha o seu local de trabalho sempre ORGANIZADO. A desorganização não contribui para a produtividade e aumenta ainda mais a ansiedade.
- Faça pequenas pausas a cada 45 min ou 1 hora, aproveitando para olhar o celular ou a internet, tomar um café ou interagir rapidamente com as pessoas de sua casa.
- Cuidado com as distrações! Desligar as notificações das redes sociais no computador e no celular e não conversar com as crianças e familiares te ajudarão a ter mais foco em suas tarefas.
- Tenha disciplina! Faça o que precisa ser feito, mesmo que você não tenha vontade de fazer.