Análise de Perfil Comportamental

Análise de Perfil Comportamental


Cada ser humano possui formas diferentes de agir e de se comportar diante das situações que se apresentam. Reconhecer como reagimos e nos comportamos nos diversos ambientes e situações nos instrumentaliza para melhor direcionarmos nossas decisões, além de ampliar nossa percepção e conhecimento sobre a maneira como nos relacionamos e nos comunicamos, tanto no ambiente profissional quanto na vida como um todo.

A partir da Análise de Perfil Comportamental, que é uma avaliação comportamental fundamentada na metodologia D.I.S.C. para identificação do perfil predominante, com índice de assertividade de 92%, é possível obter uma visão mais abrangente da maneira como pensamos, agimos e interagimos, conhecer qualidades, pontos fracos e diferenciais que orientam nossos comportamentos.

A metodologia intitulada como D.I.S.C. é baseada na teoria desenvolvida pelo Psicólogo norte-americano William Moulton Marston (1893-1947) e leva em consideração diversos outros estudos. Segundo estes estudos, todos nós apresentamos traços e padrões de comportamento que se relacionam com quatro estilos básicos de perfil:

D – Dominante: mais dominante, são pessoas rápidas, ousadas e competitivas, orientadas para ação e prazos e que lida bem com desafios e dificuldades.

I – Influente: mais comunicativo, amigável e descontraído, se relaciona com facilidade e pode influenciar facilmente outras pessoas.

S – Estável: mais estável, paciente e conciliador, busca o equilíbrio e harmonia nos relacionamentos e ambientes.

C – Analítico: mais cauteloso, organizado, exigente e detalhista, busca fazer as coisas com qualidade e precisão.

Embora a maioria das pessoas apresente um estilo comportamental mais predominante, todos nós apresentamos traços e padrões de comportamentos que se relacionam com os quatro estilos em proporções variadas e que resultam em um perfil único. Vale lembrar que não somos 100% um só estilo e que nenhum estilo é melhor que o outro.

É sabido que muitas empresas fazem uso desta metodologia para identificar competências comportamentais no momento de selecionar e desenvolver funcionários, criando melhores estratégias para motivá-los e retê-los. Mas, sem dúvida, o maior benefício desta metodologia é que ela pode ser utilizada por qualquer pessoa na condução da própria carreira e no direcionamento da própria vida.

Como acontece?

O link da pesquisa será enviado por e-mail e após o preenchimento, que costuma ser fácil e rápido, é agendado um horário para a entrega do resultado.

A sessão de devolutiva pode ser realizada presencialmente ou online.


“O autoconhecimento e a identificação das próprias competências comportamentais nos ajudam a planejar uma carreira em harmonia com nossos valores e propósitos para sermos mais felizes sendo quem somos”.

(Aline Moreira)

Fale diretamente com a Profissional,
tire suas dúvidas ou agende uma sessão.